Laço Azul Humano assinala o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

As crianças do Centro Escolar de Valpaços, da Escola EB 2/3 José dos Anjos, em Carrazedo de Montenegro e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços formaram na quarta-feira, 30 de abril, um laço azul humano, como forma de alerta para a Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A iniciativa desenvolvida pela CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valpaços que, a par da atividade realizada, na quarta-feira, procedeu, também, à colocação, de forma simbólica, de laços azuis nas fachadas dos edifícios do Agrupamento Escolar de Valpaços. 


O “Movimento do Laço Azul” teve origem em 1989, nos Estados Unidos, quando uma avó, depois de saber que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos por parte dos pais, amarrou um laço azul à antena do seu carro, num gesto de alerta para o combate aos maus-tratos na infância. As crianças apresentavam nódoas negras pelo corpo e o neto acabou mesmo por ser assassinado pelos progenitores. Desde então, o movimento reservado-se ao nível mundial e foi decisivo no despertar das consciências da população, em relação aos maus-tratos contra as crianças e para a importância da prevenção, promoção e proteção dos seus direitos.


No Concelho de Valpaços, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valpaços é “parte ativa no combate a este flagelo, sensibilizando a comunidade de forma a prevenir o abuso e a negligência infantil”, referiu a autarquia numa nota publicada. 


Foto:CM Valpaços


30/04/2025

Sociedade