Hortas Biológicas Pedagógicas das escolas flavienses promovem educação sustentável

Com quatro Hortas Biológicas Pedagógicas, a autarquia flaviense, em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIMAT) pretende, através da comunidade escolar, “sensibilizar e consciencializar os mais novos para a importância de consumo de alimentos saudáveis”.

Este projeto, com início em 2024 e fruto de uma parceira entre a Câmara Municipal de Chaves e a CIMAT, alavancou a criação de quatro hortas biológicas pedagógicas no Jardim de Infância de Vidago, Escola EB Nº5 de Chaves (Caneiro), Escola EB1 de Vilar de Nantes e a Escola Francisco Gonçalves Carneiro e pretende dar “continuidade e alargar a mais escolas com apoio técnico, bem como a oferta de sementes e plantas e respetivos kits de jardinagem”.

Numa ação que contou com a participação da Vereadora da autarquia, Paula Chaves, estas quatro escolas flavienses voltaram a receber este ano a plantação de alfaces, cebolo, batatas, tomates e ervas aromáticas.

De acordo com a autarquia flaviense, o objetivo deste projeto passa por, “sensibilizar e consciencializar os mais novos para a importância de consumo de alimentos saudáveis, despertando o interesse dos alunos para o cultivo da horta, enquanto ficam a conhecer o processo de germinação/plantação e crescimento das plantas”.

“Num tempo em que as escolas enfrentam o desafio de formar cidadãos conscientes e responsáveis”, as hortas pedagógicas destacam-se, segundo o município de Chaves, “como uma resposta prática e eficaz”.

Diogo Batista
Fotos: CM Chaves


09/05/2025

Sociedade