CDU denuncia desinvestimento no SNS e apela à luta em campanha pelo distrito de Vila Real

Na sexta-feira, dia 09 de maio, a campanha eleitoral da CDU no distrito de Vila Real mobilizou dezenas de ativistas numa jornada de luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos direitos dos trabalhadores. Desde o Mercado Municipal até às portas do Hospital de Vila Real, a comitiva da coligação ouviu as preocupações da população e denunciou as políticas de desmantelamento do setor público.

Manhã de contacto com o povo no Mercado Municipal

Logo pela manhã, a CDU marcou presença no Mercado Municipal de Vila Real, onde contactou com comerciantes, pequenos produtores agrícolas e clientes daquele espaço, “muitos deles vítimas do aumento do custo de vida, dos baixos salários e reformas e das assimetrias regionais que limitam o desenvolvimento da região, em resultado das opções de sucessivos governos do PS e PSD”, destacou o partido numa nota enviada à redação.

Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro: “Um SNS em risco devido à ganância do setor privado”

Ao final da tarde, junto ao Hospital de Vila Real, ativistas e utentes concentraram-se para ouvir as intervenções de Manuel Cunha, médico e mandatário político distrital da CDU, e de José Luís Ferreira, cabeça de lista.

Manuel Cunha não poupou críticas ao Governo. "Prometeram mais profissionais, melhores condições e modernização, mas o que vemos é o crescimento do setor privado à custa do serviço público”.

José Luís Ferreira alertou para as consequências do desinvestimento. "Se não lutarmos hoje por um SNS forte, amanhã seremos reféns dos interesses privados, e só nos daremos conta do erro quando for tarde demais." O candidato criticou ainda a proposta de separação dos Hospitais de Vila Real e Chaves, uma medida que classificou como "má para ambos os polos, fragilizando ainda mais os cuidados de saúde na região".

Jantar de apoiantes encerra dia de luta

A campanha terminou com um jantar de apoiantes da CDU, onde Gonçalo Monzón (PEV), Belmiro Magalhães (PCP) e José Luís Ferreira reforçaram a importância de enfrentar “o projeto político da direita de retrocesso social e de lutar por uma vida melhor para os trabalhadores e o povo português”.

A CDU deixou claro no distrito de Vila Real, “a luta continua, e só com a força organizada dos trabalhadores se garante um futuro digno para o povo português”.

 

Fotos: CDU

 

 


12/05/2025

Política